O ano 2000 não foi comemorado somente pela virada do milênio, mas também pelas grandes produções que estavam por vir. Dentre elas X-Men – O filme, que trazia a franquia de sucesso criada em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby.

De lá pra cá, foram dez grandes produções, mostrando a força dos mutantes nos cinemas. Você deve estar se perguntando, porque falar isso antes de falar de Logan? Simples, Logan não se trata de um filme vazio como vários desta nova geração de filmes com base em quadrinhos. Logan é a essência da complexidade do sentimento por trás de todos os personagens do X-Men.

O filme que encerra as participações de Hugh Jackman como o personagem Wolverine/Logan e de Patrick Stewart como Professor Xavier, mostra um futuro obscuro e incerto para os mutantes. Depois de caçados, através de várias tentativas o governo finalmente conseguiu extinguir grande parte dos mutantes, poucos sobraram. Muitos se tornaram experimentos para criar um soldado de guerra perfeito, outros nunca saíram do laboratório, foram criados a partir de amostras de sangue ou pele de outros mutantes.

Dafne Keen | Personagem : Laura Kinney / X-23

Dafne Keen | Personagem : Laura Kinney / X-23

Assim nasceu X-23, um protótipo do sexo feminino criado de amostras do DNA de Logan, sendo assim, filha do Wolverine. Dafne Keen encarnou perfeitamente o papel, defendendo com unhas e dentes seu lugar fixo como X-23, para quem vai ver o filme, o papel é ela e ponto!

O filme gira em torno do drama de Logan, tendo que se responsabilizar por um Professor Xavier debilitado, mentalmente perturbado pelos seus poderes, fugindo de tudo e todos que querem encontrar a mente mais poderosa do mundo. Mas o que fazer quando um telepata nível 5 começa a ter esclerose?  A relação de Xavier e de Logan, nos toca de tantas formas que é difícil não se emocionar com toda a carga de sofrimento e desespero de ambas as partes. Confesso que é difícil não dar “spoliers”, mas para tentar explicar, qualquer pessoa que tiver qualquer parente muito querido em uma idade avançada, irá se identificar no ato com tudo o que ocorre com eles.

Patrick Stewart | Personagem : Charles Xavier / Professor X

Patrick Stewart | Personagem : Charles Xavier / Professor X

Logan se encontra debilitado, seus poderes não são mais os mesmos, o adamantium com o tempo, envenenou seu corpo, levando Wolverine a sumir cada vez mais, deixando espaço para o frágil e cansado Logan.

Mesmo com todos os desafios, que já não são poucos, surge em seu caminho Laura Kinney, uma pequena rebelde, temperamental, bruta, assim como o pai. A dificuldade de aceitar Laura como sua filha, mesmo sendo criada em laboratório, é descrito no filme de uma forma única e forte. Logan luta para não aceitar Laura como filha e Laura o admira como Wolverine, não como o velho Logan.

Ela nos mostra um outro lado de todo o universo X-Men, uma área pouca explorada em qualquer filme com base em quadrinhos. Logan, acaba tendo como segunda missão, levar Laura a um local seguro para encontrar seus amigos e juntos, encontrarem o paraíso para os mutantes.

O que não foi nos mostrado era a P*** da brutalidade do roteiro. Com tantos complexos e tanta sensibilidade, Michael Green e David James Kelly (roteiristas) exploram cada detalhe do que pode levar a morte de um personagem chamado Wolverine e a renascença do homem Logan. A crua relação de um pai com um filho que a muito tempo não o vê, ou não o sente em seu colo. A dor de saber que um pequeno ser depende de sua existência, mesmo quando ele não quer você por perto, mas seus olhos pedem em desespero para que você nunca fique longe. O olhar de alguém que um dia já foi sua fonte de orgulho máxima, e hoje depende de seus sacrifícios para que ela continue a viver.

LOGAN NÃO É UM FILME DE HERÓI! LOGAN É O HERÓI!

Dentre tantas fórmulas chatas e sem graças das adaptações de quadrinhos, Logan te leva a refletir sobre escolhas da vida, sobre seu futuro e o do próximo. Ele te traz de volta ao chão da forma mais crua possível, não existem super heróis, existem humanos que se sacrificam para que você entenda o quanto é difícil seguir em frente.

Logan não é um filme, Logan é uma lição de vida!